Business

10 coisas que você precisa saber sobre a energia solar

- Jardim América -

Descrição

 

01) QUAL O PROCESSO PARA EU PODER USAR ENERGIA SOLAR?

O primeiro passo é realizar um estudo de viabilidade. Geralmente o investimento vale a pena se seu consumo for acima de 300 KwH/mês. Depois é necessário fazer um estudo do espaço disponível para a instalação e verificar se há sombreamento. Depois da aprovação do projeto técnico, é necessário solicitar uma autorização da concessionária de energia, realizar a troca do padrão de energia para um bidirecional, instalar a usina solar, aguardar a vistoria da concessionária de energia e então será possível começar a desfrutar dos benefícios. Todo esse processo geralmente leva entre 60 e 90 dias e deve ser feito pela empresa fornecedora.

 

02) QUANTO TEMPO DURA UMA PLACA SOLAR?

Atualmente as estimativas são de 25 anos mantendo uma eficiência aceitável. É muito provável que suas placas durem mais do que isso, mas com o avanço da tecnologia e o desgaste natural dos materiais, esse é um prazo estimado para durabilidade de sua usina solar.

 

03) EM QUANTO TEMPO TEREI O RETORNO DO MEU INVESTIMENTO?

Esse cálculo envolve o custo atual da energia, a capacidade de geração da usina solar e o valor investido. Mas em média, é possível reduzir o valor da conta em até 95% e com retorno total do investimento em 3,5 anos. Isso representa 2,3% de retorno ao mês, valores acima da média de investimentos bancários.

 

04) SEGURO DA SUA PLACA SOLAR.

Verifique se seu sistema de painéis fotovoltaicos possui seguro contra incêndio, vendaval, queda de raio, queda de granizo, danos elétricos e roubo/furto. Observe também que o seguro só é válido se a instalação for feita de forma adequada. Por isso é importante que a empresa faça esse processo com qualidade. Verifique ainda a garantia do serviço e dos produtos. Procure empresas que ofereçam garantia de erros/falhas na montagem, troca e reparo de equipamentos com falhas, reparo de goteiras no local de instalação e laudos para acionamento do seguro.

 

 

05) POSSO VENDER A ENERGIA EXCEDENTE?

A princípio não, mas você pode acumular créditos em KWh e utilizá-los dentro de um prazo de 5 anos após a geração. Ou então, você pode optar por ceder crédito para outra unidade consumidora de mesma titularidade. No entanto, é possível que empresas vendam sua geração para o mercado livre de energia solar com produção entre 500 kW e 3 MW associando-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para vender aos consumidores desse mercado. A empresa deve obter a autorização para atuação como comercializador nos termos previstos na Resolução Normativa

n° 578/2015 e formalizar o pedido junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

06) QUAIS OS RISCOS DA ENERGIA SOLAR?

Usinas solares geram eletricidade e sua instalação envolve riscos para os profissionais de montagem. Se esse trabalho for feito por uma pessoa física e houver um acidente em sua casa ou empresa, você se torna corresponsável e pode ser obrigado a pagar multas relacionadas a tratamento médico ou reparação por morte. O ideal é que esse trabalho seja feito por uma empresa, que assume esse risco. Os painéis solares também não oferecem nenhum risco ao telhado ou estrutura da casa quando feita por empresas com corpo de engenharia qualificado. Na realidade os painéis solares até ajudam a resfriar o ambiente, quando instalados no telhado.

 

07) COMO É A MANUTENÇÃO?

O ideal é que os painéis solares tenham um serviço de limpeza a cada seis meses para remover o acúmulo de poeira e outros elementos que possam reduzir a eficiência da usina solar. Algumas empresas oferecem esse serviço, como o Grupo Eficiência Solar.

 

08) ENERGIA SOLAR AJUDA O MEIO AMBIENTE?

Ao longo de 25 anos uma residência com energia solar consegue evitar a emissão de mais de 100 toneladas de gás carbônico na atmosfera. O equivalente ao sequestro de carbono de 700 árvores.

 

09) O QUE MUDA A PARTIR DE 2023?

Em 2022, foi publicada a Lei 14.300 que permite que as concessionárias de energia cobrem uma tarifa sobre os créditos de KWh excedentes gerados. A justificativa dessa cobrança é que para a geração de créditos, os painéis solares injetam energia na rede para utilização da região vizinha, e isso gera a utilização da rede elétrica da concessionária. Ou seja, você terá um percentual menor de créditos excedentes para utilizar se comprar a partir de 2023. Esses valores ainda estão sendo regulamentados, mas terão uma escala progressiva ao longo dos anos. De toda forma, a instalação de painéis solares ainda irá gerar muita econômica para seus usuários.

 

10) COMO MONITORAR A GERAÇÃO DE ENERGIA?

Algumas empresas disponibilizam sistemas ou aplicativos que permitem o monitoramento da geração de energia da usina solar. É importante observar que a geração de energia varia ao longo do ano de acordo com as estações, que aumentam ou reduzem a incidência solar.

 

 

Faça sua pré-reserva

Agende sua reserva através do formulário abaixo


    Data prevista para reserva

    O espaço certo para seu evento!

    Fale com a gente!

    Parceiros

    Fale com a gente

      Fale com a gente!